Serviço de Apoio Domiciliário - SAD

12-03-2014 16:17

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), é prestado desde 27 de Dezembro de 1999 na freguesia de A-dos-Negros e nas freguesias limítrofes dos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral, proporciona apoio às famílias com um conjunto de serviços na casa dos utentes para manter ou melhorar o seu bem-estar.

É objetivo do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) prestar serviços que assegurem a satisfação temporária ou permanente, das necessidades básicas e atividades da vida diária dos idosos que vivem mais isolados ou cujos familiares não conseguem prestar o apoio necessário durante o dia.

Os serviços prestados no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) são o fornecimento de alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, arrumação e pequenas limpezas na casa, tratamento de roupas (que é feito nas instalações da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros), apoio na medicação, animação ao domicílio e também a realização de alguns serviços externos, como compras ou pagamentos.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é prestado por quatro equipas de duas colaboradoras que se dirigem a casa dos utentes, podendo fazer até três visitas diárias durante a semana e duas ao sábado, dependendo das necessidades de cada pessoa.

São as ajudantes de ação direta que convivem diariamente com os problemas de cada utente e que humanizam este serviço. Elas conversam, prestam os cuidados e dão atenção e carinho, diminuindo um pouco a solidão e o isolamento da maioria dos utentes.

 

O Projeto que Anima ao Domicílio

O Projeto Anima desde 2009 desenvolve atividades físicas, lúdicas e criativas na casa dos utentes de Serviço de Apoio Domiciliário de forma a manter e estimular as suas capacidades de pensamento e mobilidade, promovendo um envelhecimento ativo e uma boa qualidade de vida.

Ocupar os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) fá-los esquecer a solidão e proporciona-lhes momentos de diversão e prazer. Este apoio é bastante importante porque lhes aumenta a auto-estima, o sentimento de pertença e sentem-se acarinhados.

As atividades que são desenvolvidas pelas animadoras da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros (concelho de Óbidos) e são adequadas a cada caso concreto. As necessidades e os gostos são diferentes em cada utente, por exemplo as necessidades de um doente acamado são diferentes das de outro utente mais autónomo, e os objetivos também diferentes.

Horário de funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário – SAD

2ª feira a 5ª feira
08:30h – 14:00h 15:00h – 17:00h
6ª feira
08:30h – 14:00h 15:00h – 16:30h
Sábado
09:00h – 13:00h

Documentos necessários para a inscrição no Serviço de Apoio Domiciliário – SAD

  • Bilhete de identidade ou Cartão do cidadão;
  • Cartão de contribuinte;
  • Cartão de beneficiário da Segurança social;
  • Cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde;
  • Boletim de vacinas e relatório médico;
  • Comprovativo dos rendimentos do utente;

Se tem mais alguma dúvida não hesite em entrar em contacto connosco:

Correio Eletrónico: adsfan@sapo.pt
Website: https://adsfan.webnode.pt/
Facebook: https://facebook.com/adsfadosnegros/
Blog: https://adsfanblog.wordpress.com/
Telefone 262 958 799
Telemóvel 91 0689434
Nota: O contacto presencial na secretaria da ADSFAN será útil para esclarecer qualquer dúvida e para efetuar as candidaturas.
Em qualquer um dos casos apresentados à ADSFAN é analisada a situação de carência económica e a condição sociofamiliar.
Para efetuar a candidatura será pedida informação e documentação relevante que permita proceder à caracterização do caso.

 

Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros

Estrada da Fonte Santa,nº2
2510-321 A-dos-Negros
Voltar