Centro de Convívio da Areirinha, A-dos-Negros

12-03-2014 16:36

O Centro de Convívio da Areirinha, A-dos-Negros, surge em Setembro de 2005, inserido no Programa “Melhor Idade” em parceria com o Município de Óbidos, nas instalações da ADSFAN.

Com o início das obras no Edifício do Lar e na sequência das obras de melhoria e preservação do património histórico efetuadas pelo Município de Óbidos, o Centro de Convívio da ADSFAN passou a funcionar na Antiga Escola do 1ºCiclo da Areirinha, onde ainda se mantém.

O Centro de Convívio da Areirinha é dinamizado por uma Animadora e funciona todos os dias úteis entre as 9 e as 17 horas.

Através deste serviço procuramos diminuir a solidão e o risco de isolamento, promover a inclusão social e a cidadania ativa, e reforçar a valorização pessoal e social dos utentes, fomentando o envelhecimento ativo, através da realização de várias atividades lúdico-pedagógicas, nomeadamente artes manuais, jardinagem, atelier musical e ginástica uma vez por semana. São ainda promovidos, com regularidade, convívios interinstitucionais.

Esta resposta visa as pessoas reformadas que residem e estejam devidamente recenseadas no Concelho de Óbidos e que tenham de idade 55 anos ou mais.

O Programa Melhor Idade da Câmara Municipal de Óbidos

“O Programa Melhor Idade surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequada à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos. Atualmente este programa conta com 12 Centros de Convívio em funcionamento, onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de atividades de apoio que têm como objetivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, atividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada.

Ateliers em desenvolvimento nos Centros de Convívio:
Atelier de dança; Atelier de Teatro; Atelier de bordados e costura; Atelier de Música; Atelier do barro; Atelier de Trabalhos Manuais; Atelier de Cuidados do Corpo; Atelier de doçaria; Atelier de Cinema; Atelier de informática; Atelier de Jardinagem; Atelier de Tapeçaria

Outros Serviços disponibilizados:

CARTÃO MELHOR IDADE
Podem usufruir dos benefícios do Cartão Melhor Idade, todos os munícipes reformados e/ou maiores de 65 anos do Concelho de Óbidos desde que façam a sua inscrição no Programa Melhor Idade.
Este cartão atribui aos seus titulares os seguintes benefícios: Livre acesso às atividades culturais promovidas pelo Município de Óbidos; Livre acesso aos equipamentos municipais e descontos nos estabelecimentos comerciais locais aderentes.

VAT – VEÍCULO DE APOIO TÉCNICO:
O VAT é um serviço gratuito, de âmbito municipal, que consiste no apoio técnico no domicílio, com vista à realização de pequenas reparações domésticas.
Podem beneficiar dos serviços do VAT todos os utentes do Programa Melhor Idade, desde que façam prova desta condição através da apresentação do cartão Melhor Idade, e desde que o pedido vise reparações em habitação própria do utente.

Recursos Humanos afectos ao Programa Melhor Idade:
12 Animadores socioculturais;
1 Professora de Ginástica (Programa “Saúde e Movimento”)
1 Professor de Hidroginástica

Parceiros Diretos:
As 9 Juntas de Freguesia do Concelho de Óbidos: Junta de Freguesia de Amoreira; Junta de Freguesia de A-dos-Negros; Junta de Freguesia de Gaeiras; Junta de Freguesia de Olho Marinho; Junta de Freguesia de Santa Maria, Junta de Freguesia de São Pedro, Junta de Freguesia do Sobral da Lagoa, Junta de Freguesia da Usseira e Junta de Freguesia do Vau.

12 Instituições com Intervenção Concelhia âmbito Social:
Centro de Apoio Social e Cultural de Usseira; Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense; Associação Presente e Futuro; Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros; Centro de Apoio Social do Vau; Centro Social Cultural e Recreativo de Sobral da Lagoa; Centro Social e Cultural para o Desenvolvimento do Olho Marinho; Sport Clube do Bairro – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa; Associação O Socorro Gaeirense; Sociedade Cultural e Recreativa Pinhalense; e Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira; Associação Recreativa e Desportiva União Sancheirense.”

In: https://www.cm-obidos.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=aed7dea6-b895-45c0-b395-854a46243634

Se tem mais alguma dúvida não hesite em entrar em contacto connosco:

Correio Eletrónico: adsfan@sapo.pt

Website: https://adsfan.webnode.pt/

Facebook: https://facebook.com/adsfadosnegros/

Blog:  https://adsfanblog.wordpress.com/  

Telefone 262 958 799

Telemóvel 91 0689434

 

Nota: O contacto presencial na secretaria da ADSFAN será útil para esclarecer qualquer dúvida e para efetuar as candidaturas.

Em qualquer um dos casos apresentados à ADSFAN é analisada a situação de carência económica e a condição sociofamiliar.

Para efetuar a candidatura será pedida informação e documentação relevante que permita proceder à caracterização do caso.

Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros

Estrada da Fonte Santa,nº2

2510-321 A-dos-Negros

Voltar