Ciclo de Conferências da ADSFAN em Óbidos

24-10-2014 13:30

A ADSFAN - Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros é uma IPSS situada no concelho de Óbidos, que intervém maioritariamente com pessoas de idade avançada, com um historial de cuidados de 20 anos.

A ADSFAN  – Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros tem como principais objetivos a prestação de apoio social e cultural à população idosa de A-dos-Negros, a construção e administração das valências Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar, bem como a prestação de apoio social e cultural à infância e juventude na freguesia de A-dos-Negros. A sua principal missão passa por ajudar pessoas e famílias nas suas necessidades, com serviços de qualidade que promovam o envelhecimento ativo e uma qualidade de vida digna.

Neste sentido, a ADSFAN está a organizar este ano um Ciclo de Conferências, em estreita colaboração com a LÓja Comunitária de Óbidos, um projeto de desenvolvimento comunitário recentemente estabelecido. Estas conferências serão abertas à comunidade e gratuitas, graças a diversos apoios de parceiros, instituições e empresas da zona, e irão decorrer em Óbidos.

As temáticas derivam de datas assinaladas no nosso país e as atividades acontecerão sempre à sexta-feira:

 

Demência e Alzheimer – 19 de setembro

 

Saúde Mental na Idade Avançada – 10 de Outubro

 

Nutrição e Diabetes – 7 de Novembro

 

Numa ótica de partilha, muito mais do que de transmissão de conceitos teóricos, este evento acompanhará uma linha orientadora geral.

Durante as manhãs, serão dinamizadas pela nossa equipa atividades e jogos em grupo de sensibilização a cada problemática. Para além das mesmas, teremos a Banca da LÓja Comunitária e a Banca da ADSFAN, com venda de alguns produtos para dar a conhecer o trabalho de cada organização. Se a meteorologia o permitir, das 10 horas às 12 horas estará então aberto o Jardim do Espaço Ó.

O almoço será livre, entre as 12 horas e as 14,30 horas. Durante este tempo, prevemos ter também disponível no Jardim do Espaço Ó o Espaço Café, por forma a promover o convívio e a partilha informal entre os participantes.

As comunicações de técnicos especializados irão decorrer no Auditório Municipal, cedido pela Câmara Municipal de Óbidos, a partir das 14,30 horas.

Quanto ao formato, o nosso intuito é que estas conferências aconteçam formal e profissionalmente mas, ao mesmo tempo, de forma descontraída e muito mais focada na troca de experiências e abertura ao debate.

Os oradores serão profissionais reconhecidos e irão apresentar projetos inovadores desenvolvidos em cada área temática. Procuramos com isto trazer novidade sobre boas práticas de intervenção social, com especial enfoque na população idosa, premiando o contacto não só com técnicos mas com utentes, famílias e cuidadores informais que habitualmente têm menos acesso a este género de eventos.

Acreditamos que este Ciclo de Conferências seja uma mais-valia para o concelho e que, de alguma forma, venha a promover uma maior proximidade entre instituições de apoio social e entre as mesmas e a população, por forma a potenciar melhores e mais humanos resultados na prestação de cuidados, bem como um acesso mais próximo, justo e igualitário às redes de suporte existentes.

Voltar